Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Neurociências da UPE debate sobre cefaleias

Nesta quarta-feira (19/05), às 19h, através da plataforma Google Meet, o Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Neurociências da Universidade de Pernambuco (GEPIN/UPE) realiza webinar sobre “Cefaleias, nem toda dor de cabeça é igual”. A palestra será ministrada pelo neurologista da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Apolônio Peixoto.

O evento é uma iniciativa dos integrantes do Projeto Cefaleia de Tensão, coordenado pela professora Rosana Ferraz. Para ter acesso ao webinar, o interessado deve realizar sua inscrição via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Leia mais...

Projeto Jurispensando da FCAP/UPE promove live sobre liberdade de expressão

O projeto Jurispensando da Universidade de Pernambuco (UPE) realiza na sexta-feira (21), às 10h, a live “Liberdade de expressão, censura e os desafios da regulação de fake news”. A transmissão será feita pela plataforma Google Meet. Inscrições pelo link https://bit.ly/3w18sSZ. Haverá certificado de participação. 

O Jurispensando é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Extensão e Cultura da Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP/UPE) e do Diretório Acadêmico 6 de Março.

O objetivo do projeto é discutir temáticas sociais e jurídicas que estão em evidência, trazendo múltiplas perspectivas dialógicas.

Para a live, foram convidadas as advogadas Raquel Saraiva - especializada em propriedade  intelectual e fundadora do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec) - e Heloísa Massaro - coordenadora de pesquisa na área de Informação e Política no InternetLab, centro independente de pesquisa em direito e tecnologia.

A mediação ficará a cargo da professora da FCAP/UPE Rebeca Lins e do representante do DA João Vitor Mamede.

FCAP/UPE promove minicurso online para debater desigualdade de gênero

O minicurso Desigualdade de Gênero e Direitos Sexuais - Maio Laranja está com inscrições abertas através do link https://bit.ly/3vTUTF1. A proposta é discutir questões de cidadania, violência sexual, direitos humanos e políticas públicas. Os encontros serão através da plataforma Google Meet nos dias 19, 20 e 21, das 19h às 22h.

O evento é promovido pela Coordenação Setorial de Extensão e Cultura da Faculdade de Direito e Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), pelo Laboratório Interseccional de Gênero, Discurso e Direitos Humanos da UPE e pelo Grupo de Mulheres do Brasil, seção Recife.

O link de acesso para as palestras será enviado no ato da inscrição, que também pode ser feita através deste endereço: https://bit.ly/3uAZ3RH. A participação dará direito a certificado correspondente a uma carga horária de 10h. O documento só será emitido para o inscrito que comparecer a 70% das atividades.

TEMA DAS PALESTRAS E PALESTRANTES CONFIRMADAS

• 19.05 - Desigualdade de gênero e cidadania - Drª Fabiana Leite (OAB/ESA)

• 19.05 - Direitos humanos e gênero - Drª Rebeca Lins (UPE/ LIGEDDH/ Grupo Mulheres do Brasil)

• 20.05 - Violência sexual de gênero - Drª Gisele Araújo (OAB/ Centro Clarice Lispector/ Grupo Mulheres do Brasil)

• 20.05 - Políticas públicas para mulheres - Drª Adriana Rocha (OAB/Unicap/ Prefeitura do Recife)

• 21.05 - Abordagens práticas para gerenciamento de situações traumáticas (Foco em direito) - Drª Gisele Araújo (OAB/ Centro Clarice Lispector/ Grupo Mulheres do Brasil)

• 21.05 - Abordagens práticas para gerenciamento de situações traumáticas (Foco saúde mental) - Elza Alexandre (Psicóloga/ docente/Grupo Mulheres do Brasil)

UPE divulga 1º remanejamento do SSA3 e lista do Sisu

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou a listagem do primeiro remanejamento do Sistema Seriado de Avaliação – 3a fase (SSA3) do Processo de Ingresso 2021 da instituição. Foi publicada, ainda, a primeira lista de convocados, a partir da lista de espera, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os feras podem consultar o Manual do Candidato com as informações sobre documentação e matrícula. Os candidatos que não efetivarem suas matrículas no dia determinado serão eliminados automaticamente.

Leia mais...

Reitor da UPE empossa para novo mandato os diretores do Multicampi Garanhuns

 

A diretora e o vice-diretor do Multicampi Garanhuns, Rosângela Estevão Alves Falcão e Adauto Trigueiro de Almeida Filho, foram reconduzidos aos cargos em solenidade de posse transmitida de forma online na tarde desta quinta-feira (13). A solenidade na cidade do Agreste contou com a presença do reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) Pedro Falcão. O novo mandato é para o quadriênio 2021-2025.

O Multicampi é composto pelas unidades de ensino da UPE das cidades de Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada. Os coordenadores acadêmicos destes campi, pró-reitores e a vice-reitora Socorro Cavalcanti participaram da sessão solene online, assim como representantes de entidades estudantis.

Reconduzida para o cargo com 93% dos votos válidos da eleição realizada em março, a diretora Rosângela Falcão disse no seu discurso que a nova gestão vai lutar por maior autonomia das unidades que compõem o Multicampi e pela continuidade do projeto iniciado há quatro anos. O vice-diretor Adauto Trigueiro lembrou as vítimas da Covid-19 e destacou que a primeira gestão contou com o apoio de toda a comunidade acadêmica do Multicampi.

O professor Carmelo Bastos, representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), ressaltou os avanços da política de interiorização do ensino superior em Pernambuco praticada pela UPE.

O reitor Pedro Falcão saudou os diretores do Multicampi pela reeleição e lembrou que ingressou na UPE, há 27 anos, pela unidade de Garanhuns. Ele disse que o resultado da eleição representou o reconhecimento do trabalho feito pelos atuais diretores e coordenadores dos campi do Agreste e do Sertão. Ele reafirmou que a universidade é uma obra coletiva, resultado do esforço de todos e em renovação constante.

"Vamos completar em junho próximo 30 anos. Uma universidade multicampi, desde sua criação, que já nasceu interiorizada e atualmente está presente em todas as regiões do estado, oferecendo cursos na modalidade presencial e a distância. Sabemos que muito ainda precisa ser feito, e estamos juntos nesta jornada", finalizou.